As Lançadeiras de Picão

Na aldeia de Picão, perdida nos contrafortes da Serra de Montemuro, surgiu em 1993 a “Sociedade de Solidariedade Social das Lançadeiras de Picão”, na onda do “desenvolvimento regional”, na tentativa de fazer ressurgir, especificamente, a tradicional manufactura de artigos de linho. Lançadeira é uma das peças do tear. Acharam o nome bonito e ficou.
Tudo começou em 1989, com um curso de tecelagem, no qual se inscreveram 25 mulheres da aldeia, a maioria das quais jovens. Em 1991, subsidiado pelo Fundo Social Europeu, fez-se um novo curso de reciclagem para 15 mulheres, mas, terminado o subsídio, as mais novas seguiram o exemplo de tantas outras e abalaram da Serra de Montemuro, em busca de uma vida melhor em paragens longínquas. Dois anos depois do inicio da sociedade, dos 13 elementos que estiveram na base da fundação, apenas restavam sete.
Em 2005, alteraram o nome para "Cooperativa de Artesanato as Lançadeiras de Picão". Dezassete anos depois, apenas restam quatro elementos, que tentam manter vivo este património cultural da aldeia de Picão.